Qual o melhor momento para fazer uma pós-graduação?...
A importância da pós-graduação para a carreira de qualquer profissional hoje já é indiscutível. Seja pelo networking, para desenvolver e aperfeiçoar habilidades que não foram bem trabalhadas na graduação ou com o objetivo de se especializar em uma determinada área, ela é fundamental. Mas muitos profissionais se deparam com um dilema quando pensam no assunto: qual é o melhor momento de fazer uma pós?
A regra é: não existe regra para essa questão. A melhor hora para iniciar uma pós depende muito do momento em que o profissional se encontra, bem como de seu plano de carreira, de sua disponibilidade financeira e uma série de outros fatores que vão ser postos na balança.
Certas situações, no entanto, podem ser consideradas boas oportunidades para iniciar uma pós. Para facilitar sua vida, elencamos aqui algumas dicas, que podem ajudar a ampliar seus horizontes para uma tomada de decisão certeira. Confira:
Especializar-se para se fortalecer no mercado
Muitos profissionais recém-formados demoram para conseguir uma colocação no mercado. O motivo, muitas vezes, é a falta de experiência. Especializar-se em uma área com grande demanda de profissionais pode ser uma boa maneira de se tornar mais competitivo. Por isso, emendar uma pós logo após a formatura é um caminho interessante.
Recicle-se para continuar forte
Entrar numa pós depois de alguns anos de carreira também é uma boa decisão para alguns profissionais. Focados num único setor, muitas vezes acabamos ficando defasados com relação a práticas, ferramentas e conhecimentos mais modernos absorvidos pelo mercado em geral. Buscar uma pós é uma maneira de se reciclar para enfrentar os novos desafios de sua profissão.
Mudança de foco
Depois de atuar por muito anos em um determinado segmento de sua área, você decidiu que vai mudar de foco. Embora vá continuar dentro da mesma grande área, vai atuar numa frente diferente. A decisão foi movida por seu gosto pessoal por esse novo segmento. Mas será que você está preparado mesmo para esse desafio? Fazer uma pós focada nele vai lhe oferecer um panorama técnico e teórico sobre o trabalho a ser desenvolvido e facilitar sua caminhada nessa nova estrada.
Planejamento financeiro
Ao iniciar uma pós, você também precisa estar seguro da decisão do ponto de vista financeiro. É importante que as despesas com o curso sejam bem calculadas com antecedência para que você tenha certeza de que poderá conciliá-las com as demais da sua vida.
Esforço pessoal
Por último, mas não menos importante, vem o fator “esforço pessoal”. Ao decidir iniciar uma pós você precisar estar ciente de que sua dedicação terá de ir bem além da sala de aula. Não basta marcar presença. Grande parte do sucesso de um curso desse tipo depende de seu compromisso com os estudos extra classe.
Aproveite essas dicas e faça já sua escolha!
Compartilhado do site: http://www.administradores.com.br/