OBJETIVOS DO CURSO
Atender à demanda por profissionais qualificados para atuarem na área da arquitetural, que entendam dos processos de projeto, planejamento, estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental, execução, fiscalização e condução de obra ou serviço técnico, entre outras atividades. Da mesma maneira, o curso estará constantemente empenhado em promover o desenvolvimento de futuros profissionais comprometidos com a oferta de soluções relativas às demandas essenciais da sociedade, como moradia e urbanismo. Para tanto, buscar-se-á a formação de arquitetos e urbanistas que tenham condições de estarem permanentemente engajados com os princípios morais e éticos, bem como preocupados com o bem-estar da coletividade, respeito ao próximo, preservação dos recursos naturais e, com a vida, em suas mais diversas formas de existência.
ATIVIDADES DO PROFISSIONAL
Com base na análise regional, na identificação das necessidades e demais locais e nos objetivos propostos para o curso, espera-se que o Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, formado pela FATEP, tenha uma formação generalista, capaz de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo, com um perfil focado em:
- buscar qualidade de vida aos habitantes dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade;
- ter aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
III. utilizar-se da tecnologia com respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades;
- buscar o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído;
- zelar e atuar pela valorização e a preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.
Somam-se a esses comportamentos os princípios e compromissos garantidos pela Diretriz Curricular Nacional, que elencam as seguintes competências e habilidades (Resolução CNE/CES nº2, de 17 de junho de 2010 e Resolução CNE/CES nº1/2021):
- o conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;
- a compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;
III. as habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários;
- o conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo;
- os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa;
- o domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional;
VII. os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;
VIII. a compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações;
- o entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas;
- as práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades;
- as habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais;
XII. o conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;
XIII. a habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.